Visibilidade Intersexo

Outubro é o mês em que muitas datas comemorativas, são trazidas, mas, você sabia que em outubro, mais especificamente no dia 26, é celebrado o dia da visibilidade intersexo? Talvez você conheça pelo termo “hermafrodita”, entretanto, esse termo não é mais utilizado porque além de não abarcar a diversidade total de estados intersexuais existentes, ainda carrega muito preconceito e estigma.

Estima-se que 1,7% da população, segundo a ONU, seja intersexual e muitos só conseguem descobrir isso na adolescência ou já na vida adulta e têm inclusive, aqueles/as que nunca tiveram ciência de sua condição. Isso acaba fazendo com que essas pessoas sejam invisibilizadas de uma maneira muito intensa na sociedade.

Intersexual, segundo o livro Intersexo (2018), é “a pessoa que nasceu fisicamente entre (inter) o sexo masculino e o feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro” . Sabe-se que, na atualidade, existem mais 40 tipos diferentes de estados intersexuais.

A intersexofobia se refere à discriminação baseada em características sexuais/corporais contra as pessoas intersexo e por essa razão, a luta das pessoas intersexuais é pelo direito ao próprio corpo, visto que são submetidos a cirurgias invasivas, clinicamente desnecessárias, tratamentos hormonais durante anos sem sua aprovação e consentimento apenas para tentar enquadrá-los/as em uma ótica binária cisheteronormativa.

Atualmente 53 estados da ONU* apoiam os direitos das pessoas intersexuais e trabalham na luta pela reivindicação dos direitos destas, porém todes nós podemos ajudar e fazer a nossa parte para combater e intersexofobia, espalhando esse post e essa ideia!

*https://www.bmeia.gv.at/…/united-nations-human-rights…/


____________________

CLIQUE AQUI,

APOIE E FAÇA SUA COLABORAÇÃO

Contato

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Investidores:

fundopositivo.org.br - all rights reserved ® 2021