Visibilidade Bissexual

Você sabia que dia 23 de setembro não é só o anúncio da chegada da Primavera no Hemisfério Sul do Globo? Muitas pessoas tendem a associar a isso, o que não é errado, porém é também da data da Visibilidade Bissexual que é comemorada mundialmente. Você sabia disso?

Dar visibilidade a todas a letras de uma sigla que cresce a cada ano é fundamental se quisermos combater a opressão estrutural, ou a LGBTIfobia que permeia as vidas de quem pertence a comunidade LGBTQIA+. Mas também precisamos falar sobre as especificidades das identidades que compõe essa sigla.

Bifobia é o termo usado quando nos referimos ao preconceito seja ele verbal, físico, psicológico e até moral destinado às pessoas bissexuais. Sabe aquela piada que você faz quando se refere às pessoas bissexuais? Pois é, ela pode estar cheia de bifobia e você nem percebe. “B” não é “biscoito”, não são pessoas “indecisas” e nem elas/eles/elus têm que dizer “se gostam mais de um ou de outro gênero”, pois ninguém é obrigado a nada. Não só pessoas cis hétero perpetuam esses preconceitos, mas pessoas da própria comunidade LGBTQIA+ podem reproduzi-los e por isso é importante estamos atentos/as/es.

As pessoas bissexuais buscam, dentre diversas demandas, procurar romper com os preconceitos e com uma sociedade que se apoia na ideia da monossexualidade, que impõe às pessoas que “se relacionem sexual e/ou romanticamente exclusivamente com pessoas de um determinado gênero”. Quem não se encaixar nessa categoria, no caso as pessoas não-monossexuais, e aí entra as pessoas bissexuais, tenderão a sofrer preconceito dentro e fora da comunidade LGBTQIA+ sendo inclusive, subjugadas e até ignoradas.

Por isso é fundamental darmos visibilidade a causa não só apoiando-a como auxiliando a combater a bifobia presente no nosso dia a dia. Gostou da ideia? Uma outra forma de ajudar é compartilhando esse post!