Possível tratamento para o Covid.

Pesquisadores brasileiros anunciaram hoje o desenvolvimento de um soro contra a Covid-19 a partir de anticorpos neutralizantes obtidos de cavalos. Esses anticorpos demonstraram ser até 50 vezes mais potentes do que os encontrados em pacientes que estão se recuperando da doença. De acordo com os cientistas, o estudo envolveu a aplicação de uma proteína S, existente no novo coronavírus, nos animais. Essa proteína é uma “chave” que o vírus usa para invadir as células e se replicar. Os anticorpos obtidos “fecham” a entrada do novo coronavírus nas células, impedindo o avanço da doença.

Após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serão iniciados testes clínicos em pacientes infectados pelo novo coronavírus. Caso o estudo avance e sua eficácia e segurança sejam comprovadas, a previsão é de que o soro esteja pronto até o final do ano. Se passar pela fase de testes em humanos, o soro poderia resultar em um tratamento semelhante aos usados contra a raiva, o tétano e a picada de cobra.

A pesquisa está sendo realizada em parceria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil e a Fiocruz.