O que já se sabe sobre Vacinas para o Covid-19?

No momento, há 164 vacinas sendo pesquisadas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre elas, 25 são testadas em humanos, mas apenas seis estão na terceira e última fase de ensaios. Quatro têm testes em andamento ou previstos no Brasil: a Coronavac (China), a vacina de Oxford (Reino Unido), a vacina da Pfizer/BioNTech (Estados Unidos/Alemanha) e a Sinopharm (China).

Na fase 3, há um ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da sua eficácia e segurança em maiores populações. Essa fase também serve para prever eventos adversos e garantir a durabilidade da proteção. Apenas disso, é que se pode fazer um registro sanitário.

Na fase 4, há o licenciamento da vacina. Em algumas situações, de acordo com especialistas, ela pode ser disponibilizada antes desse estágio para uma parcela da população. Isso ocorre quando não há qualquer outra vacina e uma é realmente necessária. O “uso em emergência” pode ser ativado, e ela pode ser aplicada em médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras e em outras pessoas que estão com maior exposição ao vírus.