Fundo Positivo

O Fundo Positivo

Nossa origem

O Fundo Positivo, Fundo de Sustentabilidade às Organizações que trabalham no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais, foi criado no ano de 2014 com uma missão muito especial: mobilizar recursos para financiar instituições que trabalham com a causa dessas enfermidades. Pelo País, são centenas de Organizações da Sociedade Civil que se dedicam a fortalecer ações de prevenção, assistência e garantia dos direitos humanos das pessoas que vivem e convivem com HIV e com hepatites.

Não é difícil mensurar a importância destas Organizações para o cenário de enfrentamento ao HIV/Aids e hepatites virais no Brasil. Porém, boa parte destas organizações vêm enfrentando dificuldades financeiras e técnicas que comprometem a continuidade do seu trabalho social.

É neste cenário que surgiu o Fundo Positivo. A instituição não nasceu com o intuito de oferecer serviços diretos à comunidade, e sim apoiar as Organizações que desempenham este papel.

Nosso diferencial

O Fundo Positivo se dedica à mobilização de recursos por meio de diversas fontes financeiras de apoio. Recursos esses que serão destinados às Organizações que trabalham no campo das HIV/Aids e hepatites virais. O repasse destes recursos às Organizações é feito por meio de editais públicos, proporcionando que todas as organizações interessadas possam ser beneficiadas em todo o território nacional.

Por “mobilização de recursos” entende-se não é apenas a captação financeira ou de materiais e de serviços, mas, principalmente, a adesão de pessoas e da conquista de novas parcerias. Afinal, o Fundo deseja uma real e efetiva mobilização da sociedade através da ampliação da base social de apoio à causa do HIV/Aids e hepatites virais.

Outros objetivos do Fundo Positivo são financiar projetos para comunidades de base; ajudar na capacitação técnica das Organizações; fortalecer a atuação em parceria entre diferentes organizações; fomentar a necessidade de planejamento, monitoramento e avaliação de ações.

Afinal, o desafio de possibilitar a manutenção, fortalecimento e autonomia dessas Organizações é, acima de tudo, o desafio de garantir o exercício pleno da cidadania e melhor qualidade de vida.

Segundo a “Rede de Fundos Independentes para a Filantropia”, existem hoje no País outras dez organizações dessa natureza atuando em diversos campos temáticos. São elas: Fundo Brasil de Direitos Humanos – trabalhando para promoção dos direitos humanos; Fundo ELAS – voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres jovens e adultas no Brasil; Fundo Baobá – voltado para ações de equidade racial; Fundo Socioambiental Casa – atuando na sustentabilidade ambiental. Compõem ainda esta rede mais quatro fundações cujas missões se assemelham aos princípios e políticas de um Fundo independente, como: Brazil Foundation; Instituto Rio; Instituto Grande Florianópolis e o Instituto Baixada Maranhense. Os fundos sociais configuram-se como instituições sociais sem fins lucrativos, com caráter independente e privado.

O Fundo Positivo se junta a este grupo como primeiro fundo social fomentado por um órgão do governo federal (Ministério da Saúde). Ao longo destes primeiros anos de existência, o Fundo vem tendo sucesso ao construir um orçamento privado e independente com recursos de diferentes fontes financiadoras do cenário da filantropia no País. É este orçamento próprio que garante o financiamento de projetos desenvolvidos pelas Organizações que trabalham nesse campo.

As fontes financeiras de apoio consideradas como potenciais parceiras do Fundo Positivo estão presentes em todos os setores da sociedade. Desde financiadores que desejam contribuir como “pessoa física”, até empresas, fundações, organismos internacionais e fundos públicos. O engajamento de todos estes setores consiste numa grande mobilização social em torno da causa do HIV/Aids, Hepatites Virais e temas correlatos.

Nossa ação

O Fundo Positivo já publicou quatro editais públicos (até maio de 2019), três deles voltados ao tema do HIV/Aids e Hepatites Virais, e outro voltado a um tema correlato: a epidemia pelo vírus da Zika no estado de Pernambuco. Ao todo, 70 Organizações vêm sendo beneficiadas por estes editais, levando educação e informações sobre prevenção, testagem e tratamento destas infecções a milhares de pessoas em todas as regiões do Brasil.

Aqui no nosso site você pode conferir em detalhes todos estes projetos. Temos orgulho de estar atingindo com sucesso – por meio do trabalho de Organizações sérias e competentes – jovens, mulheres, LGBT, pessoas da terceira idade, população em privação de liberdade, pessoas com necessidades especiais, comunidades de base e populações tradicionais. Por meio dos projetos desenvolvidos por estas Organizações e financiados pelo Fundo Positivo, milhares de brasileiros estão mais conscientes da prevenção ao HIV/Aids. Outros milhares realizaram a testagem rápida e tantos outros foram encaminhados a tratamento.