Novidades sobre a Vacina de Oxford

Segundo o cientista Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinas de Oxford, os dados dos testes da vacina de Oxford e da AstraZeneca podem ser enviados a órgãos reguladores ainda este ano.

A vacina de Oxford está em testes de fase 3, em vários países, inclusive no Brasil. Segundo a regulação britânica, depois dessa etapa, a imunização segue para licenciamento, quando agências reguladoras do governo do Reino Unido ou da Europa revisam os dados dos ensaios. Nessa etapa, elas se certificam de que a vacina tem a eficácia e o nível de segurança necessários.

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto, os insumos devem chegar em dezembro ao Brasil. Segundo ele, as primeiras doses da vacina enviadas pela AstraZeneca/Oxford deverão estar disponíveis para a população em janeiro de 2021, caso o registro seja obtido junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Ainda de acordo com o secretário, a Fiocruz deverá ter condições para produzir as doses da vacina internamente no país a partir de abril de 2021.