Espalhando cores de representatividade pelo Brasil a partir do Fundo Positivo LGBTQIA+

Ontem estivemos em clima de festa, a partir de nossos lares, é claro. Festa porque pudemos celebrar, mesmo que virtualmente, todas a cores da bandeira que compõe o movimento LGBTQIA+ das cinco regiões desse país a partir do lançamento público do Fundo LGBTQIA+. Foi uma tarefa desafiadora, porém extremamente gratificante.

Nossa alegria era por poder juntar em um dia tanta força e representatividade advindas das redes convidadas como: a Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), Associação Nacional dos Transgêneros (ANTRA), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABLGT), Rede Nacional de Pessoas Trans (RedeTrans) e a Aliança Nacional LGBTI+ e, também pelas presenças ilustres e marcantes dos convidades que têm a intensa batalha de defender os direitos LGBTQIA+ nesse país como: Renan Quinalha, Erika Hilton, David Miranda, Erick Barbi, Assucena Assucena e Emilly Mel Fernandes.

A partir da fala dos convidades aliada com a do coordenador do Fundo Positivo, Harley Henriques, pudemos ter um panorama não só da importância do fundo bem como de temas que podemos seguir para aprimorar as nossas ações e intensificar as parcerias como cultura, educação, saúde integral, empregabilidade, fortalecimento de redes e ações, representatividade, resistência e até mesmo esperança.

“Erguemo-nos enquanto subimos” é uma frase clássica de um dos textos de Ângela Davis, e que sintetiza a nossa live de abertura e lançamento público do fundo. O texto problematiza a questão da diversidade das mulheres norte americanas, refletindo sobre a singularidade de cada uma delas e como cada mulher pode ajudar uma outra a subir e se erguer junto. Hoje esse foi o nosso maior sentimento: queremos nos (re)erguer neste cenário pandêmico, porém sem deixar nenhuma de nossas letras para trás. Sigamos adiante.

Assista a Live completa: