Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Segundo Emanuelle Góes, doutora em saúde pública pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do Cidacs/Fiocruz sobre desigualdades raciais e acesso a serviços de saúde: “O que a pandemia tem evidenciado é o que vários estudos já mostravam em relação ao maior prejuízo da população pobre e negra ao acesso da saúde. A covid-19 encontra um terreno favorável porque essas pessoas estão em um cenário de desigualdade de saúde e de precarização da vida.”

De acordo com especialistas, para mudar essa realidade é preciso repensar e refazer estratégias de atendimento em saúde colocando a questão do enfrentamento ao racismo no centro do debate. Isso deve ser feito para que pessoas negras tenham o mesmo acesso ao mercado de trabalho e serviços de educação e saúde.

A data do dia 27 de outubro foi criado em 2007 como uma iniciativa da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra e busca mobilizar os profissionais de saúde para as demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde.