5º Encontro Nacional de Projetos Apoiados Pelo Fundo Positivo – Segundo dia

Aconteceu nesta quarta-feira (23/11), em São Paulo, o segundo dia do 5º Encontro Nacional de Projetos Apoiados Pelo Fundo Positivo.

Durante a manhã, o Fundo abriu a mesa “Advocacy em Saúde”, com as contribuições de Vitor Oliveira, da “Pulso Público”, contando também com a participação de 2 organizações apoiadas pelo Fundo, o Grupo Curumim e a Gestos de Pernambuco.

No bate-papo se falou sobre transição de governança, além da reflexão de como as organizações devem se articular estrategicamente para incidir politicamente nas três esferas do poder: executivo, legislativo e judiciário.

A tarde foi a vez da mesa “Do desmonte ao planejamento, o HIV no novo programa de saúde”, que entre outros temas, discutiu o desmonte da saúde no último governo, a oportunidade de reconstrução das políticas de prevenção, tratamento, assistência ao pessoas vivendo com HIV/AIDS e a necessidade da pratica de novas formas de comunicação para atrair novos públicos.

A mesa teve a importante participação de Daniel Sorans (Médico de família, ex-secretário de Saúde da cidade do Rio de Janeiro e Deputado eleito em 2022), Lucas Raniel (Comunicólogo e criador de conteúdo sobre viver com HIV), Alexandre Grangeiro (pesquisador da USP, coordenador do programa de Prep e ex-diretor do Programa Nacional de DST/AIDS entre 2003 e 2004) e Fábio Mesquita (Médico infectologista, membro do Departamento de HIV e Hepatites Virais da OMS e ex-diretor do então Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde).