Notícias

Pesquisa: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) injetável mostra ser mais eficaz que a PrEP oral

Pesquisadores da Rede de Ensaios de Prevenção ao HIV (HIV Prevention Trials Network- HPTN) anunciaram na 23ª Conferência Internacional de Aids que a PrEP injetada a cada oito semanas tem eficácia superior na prevenção ao HIV do que a PrEP oral.

O estudo foi o primeiro ensaio clínico em larga escala contendo medicamento injetável de ação prolongada como forma de prevenção ao HIV. A primeira das três análises intermediárias previstas no protocolo do estudo mostrou que a taxa de infecção dos usuários do Cabotegravir injetável de longa duração foi 66% inferior à das pessoas que usaram doses diárias de Truvada. Ao todo, 52 pessoas foram infectadas com HIV durante a pesquisa – 39 delas usaram a PrEP de Truvada, e 13 a de Cabotegravir.

O estudo (HPTN 083) envolveu 4.570 voluntários HIV negativo de centros de pesquisa da África do Sul, Argentina, Brasil, EUA, Peru, Tailândia e Vietnã. Participaram da pesquisa homens cis e mulheres trans que fazem sexo com homens. Dois terços dos participantes do estudo tinham menos de 30 anos de idade e 12% deles eram mulheres trans. 

Os participantes foram aleatoriamente designados para receber PrEP contendo Cabotegravir injetável de ação prolongada (CAB-LA) a cada oito semanas ou Truvada diariamente. O desenho do ensaio clínico previa que cada voluntário receberia Cabotegravir ou Truvada por três anos na fase duplo cega do estudo (quando nem os participantes nem os pesquisadores sabem que medicamento os pacientes estão recebendo).

“Os resultados do HPTN 083, demonstrando a superioridade do Cabotegravir ao Truvada, têm o potencial de transformar o cenário da prevenção ao HIV entre HSH cisgêneros e mulheres trans”, disse o Dr. Raphael J. Landovitz, presidente do protocolo do HPTN 083. “Sabemos que algumas pessoas têm dificuldade ou preferem não tomar pílulas, e um produto injetável como o Cabotegravir de ação prolongada pode ser uma opção muito importante para elas.”

Rede de Ensaios de Prevenção ao HIV (HPTN)

O HPTN é uma rede mundial de ensaios clínicos colaborativos que reúne pesquisadores, especialistas em ética, membros da comunidade e outros parceiros para desenvolver e testar a segurança e a eficácia de intervenções projetadas para impedir a aquisição e transmissão do HIV. A agenda de pesquisa da HPTN concentra-se principalmente no uso de estratégias integradas: uso de medicamentos antirretrovirais (terapia antirretroviral e profilaxia pré-exposição); intervenções para abuso de substâncias, particularmente uso de drogas injetáveis; intervenções comportamentais de redução de risco e intervenções estruturais.

× Tem alguma dúvida?