As notícias da semana sobre saúde e HIV/Aids
Variante beta da Covid-19 pode causar doenças mais graves em pessoas com HIV
Durante a segunda onda da pandemia do novo coronavírus na África do Sul, causa principalmente pela variante Beta, pessoas vivendo com HIV eram mais propensas a desenvolverem a doença de forma grave.
Os pesquisadores dizem que seus resultados sugerem que a variante Beta do Sars-CoV-2 que predominou na segunda onda de Covid-19 da África do Sul leva a doenças mais graves em pessoas com HIV porque essa variante interage com o HIV para esgotar as células CD4 essenciais para o controle viral e promover uma resposta inflamatória mais severa.
Presidente da Anvisa diz que vacina não gera riscos de Aids
O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou na última quarta-feira que nenhuma vacina contra a Covid aumenta a “propensão de ter outras doenças”.
Barra Torres deu a declaração dias após o presidente Jair Bolsonaro, em uma transmissão ao vivo por uma rede social, ter disseminado a fake news de que tomar a vacina aumenta o risco de uma pessoa se infectar com o vírus da Aids.
Entenda a confusão entre a ligação da vacina contra Covid-19 e HIV
Ainda sobre a fala do presidente, entenda o estudo citado pela EXAME em outubro de 2020 que foi envolvido nesta polêmica nos últimos dias.
Leia mais: https://exame.com/ciencia/entenda-a-confusao-entre-a-ligacao-da-vacina-contra-covid-19-e-hiv/
Antidepressivo acessível e de baixo custo apresenta ação contra a Covid-19
Mais uma boa notícia no combate à Covid-19. Um estudo que acaba de ser divulgado pela The Lancet Global Health, uma das revistas do grupo The Lancet, aponta que o antidepressivo fluvoxamina pode vir a ser uma possibilidade de tratamento para a Covid-19 em pacientes de alto risco diagnosticados precocemente.

