Positivo: nasce novo Fundo independente no Brasil

O planejamento começou em 2013. Após quase três décadas de militância defendendo as causas que se relacionam ao enfrentamento do HIV/AIDS, a atenção a portadores do HIV e à luta contra o estigma e a descriminação, Harley Henriques do Nascimento partiu para a construção de uma organização que pudesse apoiar projetos e instituições que fazem a diferença para a saúde, a qualidade de vida e a auto estima de milhares de brasileiros e brasileiras. A iniciativa foi possível a partir do convite do Departamento de DST Aids e Hapatites Virais do governo brasileiro. “É o primeiro Fundo privado e independente que nasce com apoio, inclusive financeiro, do governo”, ressalta Harley.

O Fundo Positivo nasceu dias atrás, em Assembleia realizada na sede do Geledés – Instituto da Mulher Negra, em São Paulo. A organização passa a existir para tratar de saúde e de diretos. É mais um membro da Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social que vem reforçar a cultura de doação e o seu potencial de transformar realidades.

A sede do Fundo estará em São Paulo a partir de 2015. De lá, o planejamento continua. Para o primeiro ano, já estão garantidos R$ 800 mil e a meta é obter mais R$ 1 milhão. No primeiro semestre, a verba já existente garantirá a estruturação (equipe, infraestrutura, continudade do planejamento) do Fundo e o apoio a dois projetos estratégicos. Num segundo momento, provavelmente em 2016, a meta é abrir edital para receber propostas de projetos a serem apoiados.

Para Harley, esse fenômeno que é a constituição de fundos temáticos independentes é uma oportunidade real para trabalhar a sustentabilidade de causas. Ele, que tem histórico de captação de recursos no Brasil e no exterior, aposta que há espaço para fomentar uma filantropia inovadora no Brasil, inclusive com dinheiro vindo de doadores brasileiro(a)s em sua maioria.


____________________

CLIQUE AQUI,

APOIE E FAÇA SUA COLABORAÇÃO

Contato

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Investidores:

fundopositivo.org.br - all rights reserved ® 2020