Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Varíola dos macacos é grave ou mesmo fatal para pessoas com HIV em fase avançada
Varíola dos macacos é grave ou mesmo fatal para pessoas com HIV em fase avançada

Fonte: Folha de S. Paulo

Em pessoas com HIV em estágio avançado, o vírus mpox, antes conhecido como o vírus da varíola dos macacos, frequentemente provoca adoecimento grave, com índice de mortalidade de cerca de 15%, informaram pesquisadores na terça-feira (21).

A gravidade da infecção justifica a inclusão do mpox entre as condições oportunistas especialmente perigosas para pessoas com HIV avançado, disseram os pesquisadores na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle (EUA).

“Essas descobertas deixam muito claro que toda pessoa que tiver mpox deve fazer um exame de HIV”, disse Chloe Orking, médica especialista em HIV na Universidade Queen Mary, em Londres, e autora principal da pesquisa. Ela e seus colegas também descreveram os resultados no periódico especializado The Lancet.

O surto de mpox começou em maio passado. Embora o número de casos tenha caído na maioria das regiões, a doença já atingiu cerca de 86 mil pessoas em 110 países e fez 92 mortos. Múltiplos estudos estimam que de 40% a 50% das pessoas infectadas eram soropositivas.

Leia a reportagem completa

Veja
mais