Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Vacinas protegem contra infecções sexualmente transmissíveis: saiba quais são e quando tomar
Vacinas protegem contra infecções sexualmente transmissíveis: saiba quais são e quando tomar

Fonte: Extra

Embora seja inegável que o método mais simples, seguro e eficaz de evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) seja a camisinha, há outras estratégias importantes de prevenção, como estar em dia com a sua caderneta de vacinação. Isso porque, além de imunizantes como o do sarampo, da pólio e da Covid-19, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza nos postos de saúde de todo o país doses que previnem doenças disseminadas pelo sexo e ampliam a proteção contra as ISTs.

— As vacinas que temos hoje no país, e que estão disponíveis no PNI, são para hepatite A, hepatite B e para o HPV. Existe também a vacina contra a monkeypox (varíola dos macacos), mas ainda não a temos disponível no Brasil para a população de maior risco — explica a infectologista, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Raquel Stucchi.

As vacinas fazem parte do calendário infantil, já que as doenças contempladas por elas não são transmitidas exclusivamente pelo sexo, e a eficácia dos imunizantes é maior quando aplicados anteriormente ao início da vida sexual. Porém, como algumas doses foram incorporadas na rede pública recentemente, muitos adultos podem não ter recebido a proteção e, por isso, têm a indicação de se vacinar e não sabem.

Leia a reportagem completa aqui

Veja
mais