Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Tocantins iniciará vacinação contra a Monkeypox no dia 17 de abril; veja quem será imunizado
Tocantins iniciará vacinação contra a Monkeypox no dia 17 de abril; veja quem será imunizado

Fonte: G1

O Tocantins iniciará, no dia 17 de abril, a aplicação da vacina contra a varíola dos macacos, a Monkeypox. A data foi definida durante reunião realizada nesta quarta-feira (29). Os grupos que poderão receber o imunizante já estão definidos: pacientes com HIV/Aids e servidores da saúde que lidam com as amostras da doença no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

A reunião foi realizada no auditório do Lacen e contou com a participação das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional, os quais possuem os Serviços de Assistência Especializada (SAEs).

“Recebemos os representantes dos SAEs, que possuem em mãos a lista dos pacientes a serem atendidos e eles já se comprometeram a localizar e realizar a imunização destes pacientes em tempo hábil de vida do imunizante, de forma a otimizar o processo e abertura para que novas remessas de vacinas sejam enviadas para o Tocantins. Visto que o órgão federal só nos enviará mais doses, quando utilizarmos as que recebemos e temos oficialmente 77 pessoas que se enquadram com perfil apto”, explicou a Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

A vacinação para esses grupos de risco começou no dia 13 de março em todo o Brasil. Os integrantes dos grupos indicados deverão receber duas doses, com 28 dias de intervalo entre cada uma.

Leia a reportagem completa

Veja
mais