Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Saúde orienta população sobre cuidados contra a sífilis
Saúde orienta população sobre cuidados contra a sífilis

Fonte: Tribuna Hoje

Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por uma bactéria, a sífilis é transmitida, principalmente, pelo contato sexual desprotegido, mas também da mãe para o bebê na gravidez ou através de transfusões sanguíneas contaminadas. Em 2023, a Secretaria de Saúde de Maceió já registrou 1059 casos da infecção em adultos e 291 em gestantes até o mês de julho. Atenta a esse cenário, a Saúde de Maceió alerta a população sobre as formas de contágio, tratamento, sintomas e formas de prevenção.

Uma das formas de contágio ocorre quando há contato direto com feridas ou lesões presentes na pele ou membranas mucosas de uma pessoa infectada. Além disso, há a sífilis congênita, que é transmitida da mãe para o feto durante a gestação. Ela ocorre quando uma mulher grávida que está infectada com a bactéria Treponema pallidum transmite a infecção para o seu bebê durante o desenvolvimento fetal ou no momento do parto.

A médica infectologista da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Mardjane Lemos, fez uma avaliação sobre a sífilis.

“Embora a infecção tenha uma evolução geralmente benigna em adultos, pode ter repercussões graves, como aborto e malformações em recém nascido. Além disso, a coinfecção da sífilis com o HIV, por exemplo, pode levar a sérias complicações, como os casos de meningite”, alerta.

Leia a reportagem completa:

Veja
mais