Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Mpox: vacinação no DF começa em 3 de abril; veja quem pode se imunizar
Mpox: vacinação no DF começa em 3 de abril; veja quem pode se imunizar

Fonte: Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai iniciar a aplicação da vacina contra a Mpox — conhecida anteriormente como “varíola dos macacos“— na próxima segunda-feira (3/4). A capital do país recebeu 117 doses do imunizante para distribuição.

O grupo de pessoas aptas a tomar a vacina no DF foi identificado e notificado pela pasta. Nesta quinta-feira (30/3), os profissionais de saúde responsáveis pelas aplicações do imunizante passarão por treinamento, para usar as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde sem risco de perdas técnicas.

Por enquanto, a vacina não é indicada para toda a população, segundo critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A imunização ficou restrita a homens cisgênero, travestis e mulheres transexuais com mais de 18 anos que vivam com HIV/Aids e contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células, nos últimos seis meses.

O imunizante não será disponibilizado amplamente nas unidades básicas de saúde (UBSs), como acontece em outras campanhas de vacinação. A aplicação pode ocorrer, inclusive, diretamente nos locais onde os pacientes fazem tratamento de saúde. Os endereços ainda serão definidos pela SES-DF.

Leia a reportagem completa

Veja
mais