Monkeypox: Saúde fará campanha com vacinas não usadas por Bolsonaro
Monkeypox: Saúde fará campanha com vacinas não usadas por Bolsonaro

Fonte: Metrópoles

Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (13/3), a vacinação contra a varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox. As doses adquiridas pela gestão anterior da pasta, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda não foram aplicadas. Mas serão disponibilizadas ao público nesta nova campanha.

Em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou a liberação do imunizante por mais seis meses, exclusivamente para o uso pelo Ministério da Saúde.

A vacina Jynneos, fabricada pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, será aplicada antes ou depois da exposição ao vírus, em público-alvo determinado. Para a imunização pré-exposição, o ministério estima que 16.354 pessoas vivendo com HIV estejam elegíveis a receber o imunizante.

O público-alvo é composto por homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais acima de 18 anos, vivendo com HIV e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Além disso, profissionais de laboratório que trabalham em contato direto com o vírus, entre 18 e 49 anos, também receberão a vacina.

Leia a reportagem completa

Veja
mais