Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Especialista explica por que OMS deixou de classificar mpox como emergência de saúde global
Especialista explica por que OMS deixou de classificar mpox como emergência de saúde global

fonte: CNN Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na última quinta-feira (11), que a mpox, doença conhecida anteriormente como varíola dos macacos, deixou de ser classificada como uma emergência global.

Em entrevista à CNN neste sábado (13), o infectologista e professor da Unesp Alexandre Naime explicou que a decisão foi tomada com base na melhora da situação epidemiológica, ou seja, diminuição no número de casos e mortes.

Ele relembrou que a mpox é uma doença conhecida desde a década de 1970, mas era restrita ao continente africano. Com o surto internacional alastrado a partir de maio do ano passado, ocorreram mais de 87 mil casos e cerca de 140 óbitos no mundo inteiro.

“O pico desse surto aconteceu por volta de agosto do ano passado, quando, em apenas uma semana, mais de 7 mil casos foram confirmados em todo mundo. Com a estratégia de prevenção montada, principalmente em populações mais vulneráveis, esse número caiu de forma muito impactante”, disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Naime explicou que, em uma situação de alta no número de casos e mortes, é importante a classificação da emergência sanitária global pela OMS ou pelos governos dos países porque permite uma alocação mais rápida de recursos.

O infectologista exemplifica citando os testes para diagnóstico de mpox, que são baseados em biologia molecular e possuem um custo maior, além dos recursos para atendimento de pacientes e casos mais graves.

“Estamos registrando, no mundo todo, cerca de 100 a 130 casos por semana. Então já não é uma situação de emergência de saúde pública global. Como a situação epidemiológica melhorou bastante, esse estado já não é mais necessário”, concluiu.

Leia a reportagem original

Veja
mais