Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Com aprovação da vacina da monkeypox perto de expirar, doses no Brasil ainda têm uso indefinido
Com aprovação da vacina da monkeypox perto de expirar, doses no Brasil ainda têm uso indefinido

Fonte: O Globo

A aprovação da vacina da monkeypox (também chamada de mpox) no Brasil, de nome Jynneos, está próxima a expirar — conforme a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reguladora estipulou um prazo limitado para uso da vacina em território nacional, de seis meses, que deve ser encerrado no próximo dia 26 de fevereiro. Até este momento, não há a informação de que vacinas do tipo chegaram a quaisquer braços de brasileiros em estudo clínico ou aplicação de bloqueio. No Brasil, 15 pessoas morreram em decorrência da doença desde o ano passado.

A Anvisa pediu informações sobre o monitoramento desse imunizante no país ao Ministério da Saúde, que respondeu com a solicitação de que haja mais tempo para utilização do fármaco. O pedido ocorreu na última sexta-feira, depois que o GLOBO fez questionamentos sobre o uso da vacina. 

O que se sabe até agora é que a previsão de uso dessas doses é para um estudo clínico (por ora) que compreende a vacinação pós-exposição ao vírus. As aplicações ainda não foram iniciadas. 

Leia a reportagem completa aqui

Veja
mais