Cinco anos de PrEP: política anti-HIV avança, mas se concentra no Sudeste
Cinco anos de PrEP: política anti-HIV avança, mas se concentra no Sudeste

Fonte: Veja

Simples, de graça e muito eficaz na proteção contra o vírus HIV. A Profilaxia Pré-Exposição, mais conhecida pela sigla PrEP, consiste na utilização diária de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina), que apresentam composição similar aos usados no tratamento do HIV, que reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao vírus.

No início de 2023, a introdução da PrEP no Sistema Único de Saúde (SUS) completou cinco anos e se consolidou como uma ferramenta na luta para impedir mais casos da infecção no Brasil. A política também está sendo ampliada.

“A expansão da PrEP foi possível graças a uma série de ajustes e aprimoramento da política, que incluíram: prescrições conduzidas por enfermeiros e farmacêuticos em alguns estados, oferta da PrEP nos serviços da Atenção Primária e a possibilidade da prescrição da profilaxia em serviços privados para retirada nas unidades dispensadoras de medicamentos (UDMs) do SUS e a simplificação do acompanhamento”, diz Dráurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Leia a reportagem completa.

Veja
mais