Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Camisinha: como cuidar e usar bem para garantir a eficácia do produto
Camisinha: como cuidar e usar bem para garantir a eficácia do produto

Fonte: Forum

A camisinha masculina é um dos principais métodos contraceptivos, eficaz para evitar tanto uma gravidez, quanto infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como aids, gonorreia e sífilis. No entanto, sua eficácia depende de como ela é armazenada e utilizada na hora do sexo. Erros simples podem acabar com a serventia do preservativo e trazer consequências negativas para o casal.

Armazenando corretamente

Ao adquirir uma camisinha, é importante atentar para se a embalagem possui o selo de verificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Os preservativos são avaliados para determinar sua capacidade volumétrica e pressão de estouro, de modo a garantir que não haverá rompimento durante o ato sexual.

Na embalagem, outras informações que não podem ser ignoradas são o tamanho do preservativo e sua data de validade, uma vez que a camisinha se deteriora com o tempo, facilitando o rompimento. As camisinhas devem ser feitas de látex ou, para aqueles alérgicos ao látex, poliuretano.

Após adquirido, o preservativo deve ser armazenado em local fresco e seco. Por isso, nada de colocá-lo na carteira ou no porta-luvas, por exemplo.

Na hora de usar

O modo como a camisinha é colocada e manuseada também interfere na sua eficácia. Para início de conversa, o preservativo deve ser colocado desde o início do contato entre o pênis e a vagina (ou ânus) e não apenas próximo da ejaculação, pois podem haver espermatozoides no líquido que sai do pênis antes da ejaculação, provocando uma gravidez indesejada, e o mínimo contato entre os genitais pode causar uma IST.

Abrir a embalagem com os dentes ou unhas é um perigo, pois pode perfurar o preservativo, anulando sua eficácia. Opte por abri-la com os dedos, cuidando para não dobrar ou torcer o pacote. Ademais, o produto só deve ser aberto na hora do uso.

Leia a reportagem completa:

Veja
mais