Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Belém inicia vacinação contra monkeypox para profissionais de saúde e portadores de HIV; saiba onde vacinar
Belém inicia vacinação contra monkeypox para profissionais de saúde e portadores de HIV; saiba onde vacinar

Fonte: Roma News

A Prefeitura de Belém iniciou a campanha de vacinação destinada à prevenção do vírus monkeypox para pessoas vivendo com HIV/Aids e profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente de combate à doença e fazem a coleta direta de secreção dos pacientes para exames laboratoriais. A campanha de vacinação contra a monkeypox, exclusivamente para os profissionais de saúde e portadores de HIV, é uma ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O autônomo José Cláudio Mota, morador do bairro do Tenoné, marcou presença na manhã desta terça-feira, 11, no Centro de Testagens e Aconselhamento (CTA) para se prevenir contra a monkeypox. José Cláudio é soropositivo HIV e tem o lado esquerdo da visão afetada e movimento das mãos e pernas comprometido. “Vacina é coisa séria e por isso estou aqui para ficar imune à monkeypox”¸ declarou.

No território brasileiro, a frequência de óbitos e a ocorrência de morbimortalidade são maiores entre as pessoas vivendo com HIV/Aids, em especial aquelas com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. Com o sistema imunológico debilitado, há maior probabilidade de infecções oportunistas e internações hospitalares.

A campanha também contempla profissionais que trabalham diretamente no combate à monkeypox. “É de extrema importância o cuidado e proteção à saúde do trabalhador na área de saúde. Assim, o servidor se sente valorizado para prestar serviço de qualidade para a população”, observa Ana Carolina Valino, enfermeira do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde, da Sesma.

Leia a reportagem completa

Veja
mais