Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
Anvisa autoriza uso de remédio para monkeypox por mais 6 meses no país
Anvisa autoriza uso de remédio para monkeypox por mais 6 meses no país

Fonte: O GLOBO

A pedido do Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou por mais seis meses o uso do antiviral Tecovirimat no Brasil, único remédio aprovado para o tratamento e prevenção da monkeypox no país.

Conforme antecipado pelo GLOBO, o Ministério da Saúde deve iniciar, ainda em março, uma campanha de vacinação contra a doença em todo o país. A pasta tem cerca de 50 mil doses do imunizante Jynneos em estoque, cujo uso também foi prorrogado pela Anvisa até agosto deste ano.

A medicação já é aprovada para uso na União Europeia e recebeu uma autorização especial nos Estados Unidos, podendo ser receitada em alguns casos. Sua prorrogação no Brasil passa a ser válida a partir da publicação no Diário Oficial da União, que deve ocorrer nesta terça-feira, 7.

O remédio deve ser usado na fase inicial da infecção, ou seja, entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas. A maior eficácia da fórmula é obtida quando a carga viral do vírus da monkeypox está mais alta.

Leia a reportagem completa

Veja
mais