Nota de Falecimento

O Fundo Positivo vem através deste post, dar a triste notícia sobre o falecimento da ativista de direitos humanos, mulher trans e preta, tradutora e que estava ligada a partidos de mandatos progressistas, a Alessandra Ramos (Makkeda).

Alessandra Ramos Makkeda foi licenciada em libras, intérprete e tradutora de português e inglês. Por 20 anos defendeu os direitos das pessoas trans, foi a atual Presidente do Instituto Transformar, Shélida Ayana, Coordenadora de Políticas Trans da Aliança Nacional LGBT, integrante da Coalizão Negra Brasileira pelos Direitos, e da Rede Afro-LGBTI Latino-Americana e Caribenha. 

Ela foi Co-coordenadora do Curso Transformação – plataforma para promover os direitos trans por meio da capacitação e formação de jovens líderes trans e Representante Trans para o engajamento comunitário no Estudo de Demonstração do ImprEP. Formada em estudos culturais pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ), Alessandra também foi membro da International AIDS Association e fez parte do All Out. Inclusive foi convidada para dar palestras fora do país em diversas ocasiões para tratar das questões da comunidade negra e também da comunidade trans.

Sua ida precoce é uma perda inestimável, mas a sua luta pelos direitos humanos e pessoas postas em vulnerabilidade neste será sempre a inspiração para continuarmos com os nossos trabalhos com essas populações.