Janeiro Branco

Você sabia que da América Latina, o Brasil é o país que detém o maior número de pessoas vivendo com ansiedade e depressão? E você sabia que ele está também no ranking dos países com maior nível de adoecimento mental de sua população? Por isso é fundamental a discussão sobre o “Janeiro Branco”.

Janeiro branco se refere a campanha pensada no mesmo estilo do Outubro Rosa e o Novembro Azul, para conscientizar sobre temas relativos a nossa saúde. Ainda nessa campanha temos a conscientização sobre as questões de Saúde Mental e Emocional, onde a iniciativa tem por objetivo desenvolver uma cultura de saúde mental na sociedade, afinal a saúde mental não deve apenas ser visada em um único mês, mas sim em todos dias do ano e para todas as pessoas.

Realizada desde 2014, o mês de janeiro foi escolhido para se relembrar esta data justamente por nessa época do ano as pessoas estarem mais abertas a pensarem nas questões da sua vida, suas relações e o que desejam para elas existencialmente no ano que virá . Não se deve menosprezar essa campanha visto que qualquer ser humano pode vir a ter algum tipo de sofrimento/adoecimento mental em algum momento de sua vida, e dependendo, pode até vir óbito por isso.

Quando se é LGBTQIA+ no país que com altos índices de LGBTIA+fobia é importante pensarmos e oferecermos auxílio às pessoas da comunidade LGBTQIA+ visto que esses dois fatores são fundamentais quando a gente pensa saúde e bem estar desse segmento e consequentemente, a sua saúde mental. Mesmo que essa campanha seja universal e para todes é necessário se olhar com mais atenção para alguns grupos visto as constantes violações de direitos as quais estão submetidos.

Com o tema e slogan “Todo cuidado conta” que nos alerta que estabelecer uma cultura de saúde mental é construir condições dignas para o exercício da vida, pois sem saúde mental a vida fica muito mais difícil de acontecer.

#janeirobranco#saudemental#ajuda#cuidado