GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Positivo – Pernambuco

O Fundo Positivo apoia o GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Positivo – Pernambuco, para desenvolver o Projeto: “Gerenciamento de Comportamento de Risco Visando às Novas Tecnologias de Prevenção do IST/HIV/AIDS focados na Testagem do HIV e na prevenção da Sífilis junto à população LGBTI+”.

            As atividades desenvolvidas se dão no campo das ações educativas de prevenção combinada do HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis – IST´s   e hepatites virais em espaços de sociabilidade das populações citadas, tais ações promovem estratégias para o incentivo ao uso e a adesão aos preservativos: feminino, masculino e gel lubrificante e informações relacionadas à realização do auto teste do HIV e o funcionamento da Rede de atenção à saúde.

            As ações estratégicas de informação, orientação, formação de grupos ou acompanhamentos individuais, que contribuam para o acolhimento, vinculação, adesão de pessoas vivendo com HIV e/ou com hepatites virais, sífilis e coinfecção TB-HIV ao(s) tratamento(s) com linguagem adequada para atender as especificidades da(s) populações do projeto.

O Coordenador do Projeto André Guedes  relata que  “o contato com a pessoa recém descorberta soropositiva para HIV requer inumeras habilidades, pois nunca se sabe qual a reação a se manisfestar. Esse acompanhamento  é muito mas a escuta a principio, do que falar algo, remete o respeito as pessoas que se apresentam diante de nós.  Sabe-se que não é facil a adesão ao medicamento, mas com orientação e um bom aconselhamento, um suporte surge possibilitando essa compreensão do uso da medicação e do autocuidado no dia a dia.  São “Histórias e Estórias” que constantimente surgem na nossa frente e precisamos sobretudo ter a sensibilidade de acolher, aconselhar e encaminhar corretamente e muitas vezes dependendo da nessecidade acompanhar a pessoa, mas de perto”.

André relata ainda que “o impacto do projeto para as comunidades local se consolida no esclarecimento da prevenção combinada e o autocuidado com seu corpo a partir da gestão de risco com devidas orientações e informações necessarias fazendo assim com o que os serviços da ponta compreendam a realidade da localidade e suas necessidades diante da demanda da prevenção as ISTs e redução de riscos à saúde. O projeto proporciona uma visão ampla do cuidado em saúde e trás como foco o acesso à saúde como um direito universal é que o estado precisa garantir, assim como as informações que seram sempre a grande ponte que liga o usúario a unidade de saúde. O projeto vem justamente possibilitar a reflexão e provocar os serviços de saúde na melhoria do atendimento com o usúario da rede sinalizando estratégias de abordagem e atendimento”. 


____________________

CLIQUE AQUI,

APOIE E FAÇA SUA COLABORAÇÃO

Contato

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Investidores:

fundopositivo.org.br - all rights reserved ® 2020