Empreendedorismo, saúde e direitos humanos para migrantes venezuelanos em região fronteiriça

O projeto ‘’Empreendedorismo, saúde e direitos humanos junto a migrantes venezuelanos em região fronteiriça’’ é desenvolvido pelo Fundo Positivo em parceria com a Associação de Bem com a Vida – ABV através do apoio da Fundação Interamericana – IAF. Em Roraima as ações ocorrem nas cidades de Boa Vista-RR e Pacaraima-RR. O objetivo geral do projeto é melhorar a condição de saúde e reduzir a incidência de doenças entre migrantes venezuelanos e brasileiros em situação de vulnerabilidade por meio do aumento do acesso aos cuidados de saúde e do treinamento de promotores comunitários em saúde. O Fundo Positivo tem como proposta trabalhar o relacionamento entre os imigrantes e as comunidades receptoras, promovendo o papel dos imigrantes na assistência à saúde, oferecendo aos imigrantes e membros da comunidade treinamento, oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento profissional. As atividades do projeto beneficiarão 1000 pessoas diretamente e 10.000 pessoas indiretamente.

Aulas do Curso Básico em Língua Portuguesa, ministrado em uma ocupação espontânea.

Atividades desenvolvidas durante o primeiro ano de execução do projeto.

Saúde: Foram realizadas diversas atividades nos âmbitos da saúde e acesso a meios de vida/empreendedorismo. No que diz respeito a saúde foram realizadas oficinas sobre prevenção a IST/HIV/AIDS, acesso ao SUS, prevenção a gravidez não planejada e prevenção a violência sexual para população migrante venezuelana. Além das atividades com temáticas específicas voltadas a saúde sexual e reprodutiva, também foram realizados workshops e momentos durante as atividades nas quais foram abordadas, diretamente, as formas de prevenção a COVID-19, atualizações quanto aos protocolos sanitários e distribuídos materiais para a prevenção da disseminação do vírus. As atividades em saúde foram realizadas nas duas cidades, Boa Vista-RR e Pacaraima- RR. Na cidade de Boa Vista as oficinas ocorreram nas ocupações espontâneas que são espaços comunitários ocupados onde vivem dezenas de famílias de migrantes venezuelanos. Já em Pacaraima as atividades ocorreram no Centro de Saúde, com a participação dos migrantes venezuelanos que são usuários do equipamento de saúde pública. As oficinas em saúde e workshops sobre COVID-19 atingiram diretamente 202 pessoas.

Empreendedorismo e Geração de Renda: No que diz respeito ao acesso a meios de vida e empreendedorismo, foram realizadas 6 oficinas com foco em geração de renda, 1 Seminário sobre mercado de trabalho local e nacional e organizadas 6 turmas do curso de português básico para migrantes venezuelanos. As oficinas em geração de renda foram ministradas por migrantes, o que facilita a comunicação e promove a motivação dos participantes, uma vez que, os migrantes monitores utilizam do ofício ensinado nas oficinas para sua própria sobrevivência. As oficinas tiveram como eixo de trabalho duas temáticas: 3 delas sobre confecção de peças (vasos, cestos, luminárias etc.) a partir de papéis reutilizados; e outras 3 sobre pintura artística em parede. Em alusão a comemoração do 1º ano de execução do projeto foi realizado um evento que contemplou a formatura da 4ª turma do curso básico em língua portuguesa e o I Seminário sobre mercado de trabalho local e nacional. Na ocasião foi organizado um banco de dados com os currículos dos migrantes beneficiários, o qual será direcionado a empresas que possuam vagas abertas para trabalho. As atividades voltadas para o apoio ao desenvolvimento e acesso aos meios de vida atingiram diretamente 198 pessoas distribuídas entre as atividades das oficinas em geração de renda, cursos de língua portuguesa e seminário sobre mercado de trabalho local e nacional.

Turmas de formandos do curso básico em língua portuguesa:

Evento em comemoração ao 1º ano de execução do projeto. O evento ocorreu na ocupação espontânea APRISCO, a qual é um dos espaços apoiados com as atividades do projeto.


____________________

CLIQUE AQUI,

APOIE E FAÇA SUA COLABORAÇÃO

Contato

Nome:

E-mail:

Mensagem:


Investidores:

fundopositivo.org.br - all rights reserved ® 2021