Ecos faz vídeo bem-humorado sobre atendimento a surdos

A organização “Ecos-Comunicação em Sexualidade” criou um vídeo muito criativo e bem-humorado para descrever as dificuldades vividas por pessoas surdas no atendimento em Saúde. Com foco na educação sobre o HIV/Aids, tema do projeto “Sinais da Prevenção”, o vídeo mostra a epopeia de um casal heterossexual de surdos para receber orientações corretas sobre o uso da camisinha.

Realizado com financiamento de recursos mobilizados pelo Fundo PositHiVo, o projeto “Sinais de Prevenção” é voltado para a orientação sobre prevenção, testagem e encaminhamento de pessoas com dificuldades auditivas. O projeto ressalta a formação de multiplicadores de conhecimento sobre HIV/Aids na Língua Brasileira de Sinais (Libras) como maneira fundamental de atender corretamente a esta população-chave.

No vídeo, desenvolvido no conceito do “cinema mudo”, o casal enfrenta dificuldades deste a triagem até o atendimento no consultório. A situação só chega a um final feliz após atendente e médico aprenderem a se comunicar em Libras.

Além do apoio do Fundo PositHiVo, a Ecos também conta com a parceria da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/SP). Vale a pena conferir!