DPAC Fronteira: Projeto Empreendedorismo, saúde e direitos humanos para migrantes venezuelanos em região fronteiriça.

A DPAC Fronteira atualmente esta executando o projeto Empreendedorismo, saúde e direitos humanos para migrantes venezuelanos em região fronteiriça do Fundo Positivo com financiamento da IAF na cidade do Oiapoque no Amapá.

Neste 1 ano de projeto no território do Oiapoque conseguimos melhorar as condições de saúde e reduzir a incidência de doenças entre migrantes venezuelanos e brasileiros em situação de vulnerabilidade por meio do aumento do acesso aos cuidados de saúde e do treinamento de promotores comunitários de saúde, fortalecendo assim a resposta local ao COVID-19/HIV /AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Programa de promotores comunitários em saúde

Ofertando a população migrantes estrangeiros e brasileiros treinamento em oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento profissional através de oficinas de geração de renda, visando a sobrevivência imediata após a chegada ao nosso território.

Oficina de Geração de Renda Cerâmica
Aulas de Português para migrantes

Conseguimos formar migrantes na fala e escrita básica da lingua portuguesa durante as aulas fornecidas neste primeiro semestre de 2021.

Finalizando o primeiro ano de execução do projeto realizamos o I seminário de mercado de trabalho que aconteceu no forum da comarca de Oiapoque no dia 26 de Agosto de 2021, marcaram presença os alunos dos cursos de geração de renda de Pizzaiolo, Cerâmica, chocolateria e os promotores comunitários de saúde formados pelo projeto, aonde receberam seus respectivos certificados.

Oficina HIV/AIDS em comunidade ribeirinha
Palestra sobre violência contra mulher

Durante a execução deste projeto mais de 718 pessoas já foram atingidas diretamente e quase 5 mil pessoas indiretamente.

Oficina de Geração de Renda – Pizzaiolo
I Seminário sobre Mercado de Trabalho