Cura do HIV?

A remissão do HIV pode estar mais próxima. Ricardo Sobhie Diaz, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresentou uma pesquisa que traz resultados muito promissores na Conferência Internacional de AIDS, que aconteceu nos dias 6 a 10 de julho.

Segundo o pesquisador e sua equipe, foi possível eliminar o vírus HIV do organismo de um homem com medicamentos. O homem, um brasileiro de 34 anos diagnosticado com o vírus em 2012, está sem carga viral há mais de dois anos. Ele foi tratado com uma base de terapia antirretroviral reforçada com outras substâncias com a adição de um medicamento chamado nicotinamida, uma forma de vitamina B3. O tratamento intensivo foi interrompido e após 57 semanas sem receber o coquetel e fazendo exames regulares, o DNA de HIV nas células do paciente continuou negativo assim como seu exame de anticorpos de HIV.

Para deixar essa e outras informações sobre pesquisas e novidades a respeito de infecções sexualmente transmissíveis, o Fundo Positivo vai lançar, em breve, o projeto Saúde Positiva: informação e acesso.