Carta Convite

RECURSO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 PARA REDE DE ORGANIZAÇÕES JÁ APOIADAS PELO FUNDO POSITIVO ATRAVÉS DE CARTA CONVITE

O Brasil é a segunda nação do mundo que mais perdeu vidas com o novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. A pandemia do Covid-19 no Brasil aguçou ainda mais as desigualdades sociais no País, atingindo mais diretamente as populações em vulnerabilidade sócias.

O impacto econômico ocasionado pela pandemia também atingiu as organizações da sociedade civil de base comunitária que atuam no campo da prevenção e assistência as pessoas que vivem com HIV/Aids, colocando em risco a sustentabilidade das organizações de curto, médio e longo prazo.

Tornando difícil negociar e renovar o apoio financeiro devido a cortes nos orçamentos. A queda do apoio ocorre em um contexto histórico delicado, onde a pandemia do novo coronavírus no Brasil é um espelho das desigualdades, como já mencionado.

O Fundo Positivo, preocupado em fortalecer a atuação da rede de organizações da sociedade civil de base comunitária já apoiadas, que atuam no campo da prevenção e assistência às Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Brasil, com o objetivo que estas possam continuar ofertando seus serviços durante a pandemia covid-19, constitui um fundo emergencial de auxílio para cobertura de gastos administrativos.

À medida que o impacto e a resposta à pandemia evoluírem, continuaremos monitorando a situação e tomando medidas para apoiar a sustentabilidade de nossos parceiros comunitários. Este fundo emergencial não substitui o edital institucional do Fundo Positivo que será lançado em maio próximo.

Acreditamos que as Organizações da Sociedade Civil são os pilares das comunidades que atuam. Seguimos apoiando a missão dessas organizações permanecendo ao lado delas nesses tempos difíceis, pois juntos somos mais fortes no combate à epidemia de HIV/Aids e a pandemia do COVID-19.