Vacinas

💬 Nas últimas duas semanas, diversas farmacêuticas divulgaram os resultados de eficácia de suas vacinas contra a Covid-19. Quatro estão em destaque: Pfizer/Biontech, Moderna, Oxford e Sputnik. Os dados de eficácia vão de 90% a 95%. A Coronavac, que está sendo testada no Brasil, ainda não divulgou seus resultados. A Pfizer iniciou o processo de registro na Anvisa esta semana.

E quais são os acordos para que sejam aplicadas no Brasil?

A Oxford/Astrazeneca tem um acordo fechado com o governo federal para compra e distribuição no país. A Fiocruz deverá produzir 130 milhões de doses. Em relação a Sputnik V, o laboratório União Química vai produzi-la no Brasil e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou um acordo para conduzir testes clínicos de Fase III, bem como o governo da Bahia.
O governo de São Paulo se comprometeu a adquirir 46 milhões de doses da Coronavac; o Instituto Butantan está adaptando suas plantas de produção para produzir o imunizante no Brasil. Em relação a Pfizer/BioNTech, ainda não há acordo. Já a vacina da Moderna é uma das oferecidas pelo consórcio Covax Facility, do qual o Brasil é integrante.

💫 A expectativa é de que no primeiro trimestre de 2021, alguma dessas vacinas esteja sendo aplicada no país.