Em Roraima, Organização luta para levar informação sobre HIV

debem-6-siteface

Não existam distâncias e barreiras quando o assunto é a luta de muitas Organizações para conter o avanço do HIV/Aids entre os jovens. Que o diga a Associação de Bem Com a Vida (ABV), de Boa Vista, capital de Roraima. A organização é uma das 15 que contam com projetos apoiados pelo edital público do Fundo PositHiVo.

Batizado com o antenado nome de #compartilheprevençãonajuventude!, o projeto da ABV está levando conhecimento e até mesmo um bocado de alívio para centenas de jovens da região. “Nosso projeto tem tido uma adesão muito grande, pois os jovens querem muito participar deste tema”, explica a psicóloga Bruna Alves, coordenadora da ABV. “Estamos trabalhando principalmente nas escolas, mas também já atuamos em postos de saúde e eventos. Em todos os trabalhos, os jovens criam reflexões que surpreendem a todos.”

Como ocorre no resto do país, Roraima também registra crescimento nos casos de HIV/Aids entre os jovens. Para Bruna Alves, é importante saber atingir a juventude. “Existem muitas barreiras, mas a questão é como estas informações estão chegando aos jovens. Infelizmente, ainda existe muita confusão envolvendo o tema. Os próprios alunos trazem a questão do desejo por liberdade sexual.”

Segundo a psicóloga, o preconceito acaba afastando a juventude de Boa Vista de medidas de prevenção e até de tratamento. “O jovem acaba não buscando o tratamento por medo de conversar sobre o HIV e sua sexualidade, isso precisa mudar. Felizmente, desde o início do projeto, já vamos receber o segundo adolescente soropositivo para tratamento.”

O projeto da ABV com apoio dos parceiros do Fundo PositHiVo já formou 350 jovens multiplicadores de conhecimento. Eles já disseminaram informações sobre prevenção, testagem e tratamento do HIV/Aids para outros 200 colegas. “Essa parceria com o Fundo PositHiVo é um grande estímulo. Ela colabora para que nossas ações não sejam isoladas e tenham fôlego para durar por mais tempo. Queremos ir ainda mais longe”, comemora Bruna Alves.

debem-8-site