Associação dos Amigos da Vida – Brasília

A Associação dos Amigos da Vida – Brasília, é apoiada a 2 anos pelo Fundo Positivo, para desenvolver o Projeto: Advocacy e AIDS. O projetopresta amparo jurídico legal às pessoas vivendo com o HIV/AIDS em situação de alta vulnerabilidade social. Os advogados da organização atuam no campo do direito trabalhista, previdenciário, civil e na saúde suplementar.

Esse projeto é de grande importância na medida em que resgata a cidadania das pessoas vivendo com HIV/AIDS, que a todo instante tem os seus direitos violados e são submetidos diariamente a situações de preconceito e discriminação em detrimento da sua sorologia.

            Na Associação dos Amigos da Vida, eles contam com o trabalho gratuito de esclarecimento de seus direitos, para encaminhamento de solução, seja no âmbito administrativo de órgãos públicos federais e do DF, seja no ajuizamento da demanda cabível, com prestação jurisdicional Câmara igualmente protegida pela gratuidade. A organização desenvolve o seu trabalho em sistema de rede envolvendo parcerias com o MPDFT, comissões de direitos humanos dos e Senado Federal e com o Fórum de AIDS do Distrito Federal.

O Coordenador do projeto Christiano Ramos, enfatiza que   “criamos um protocolo de atendimento na sede da entidade mediante agendamento prévio para atendimento pela advogada do projeto. Em alguns casos foram necessários a propositura de ações judiciais sobretudo para conseguir e/ou manter auxilio doença ou aposentadoria por invalidez aos assistidos pelo projeto. Ademais, vale ressaltar que a política de reforma da previdência vem criando muitas dificuldades para manutenção das aposentadorias por invalidez de pessoas vivendo com o HIV/AIDS e outras patologias”.

O Christiano Ramos relata ainda que “a principal mudança no conhecimento consiste na conscientização das pessoas vivendo com o HIV/AIDS e dos (as) beneficiários (as) do auxílio doença,  de que essa conquista é um direito transitório,  que pode ser interrompido a qualquer tempo mediante perícia do INSS. A organização tem atuado com sucesso em parceria com o Hospital Dia principal centro de referência no tratamento da AIDS no Distrito Federal no que se refere as ações de prevenção e combate ao HIV/AIDS. Com o Conselho Distrital de Direitos Humanos vem desenvolvendo um trabalho de orientar aos assistidos pelo projeto a buscar a garantia do fornecimento de medicamentos de alto custo em falta na nossa rede mediante atuação da justiça conjuntamente com o MPDFT/PROSUS. ”

       Conseguimos por meio do projeto firmar uma parceria permanente com a Casa Noturna Victoria Haus a mais badalada boate gay de Brasília para executar ações de prevenção combinada e a instalação de um Stand da ONG Amigos da Vida nas dependências da boate. Esse era um grande sonho da nossa organização que agora vamos conseguir realizar. O maior aprendizado foi perceber que as pessoas estão mais sensíveis as questões relacionadas a AIDS, vem buscando com maior frequência a garantia dos seus direitos e que o apoio da mídia local é de fundamental importância para ampliação das nossas atividades, afirmou Christiano Ramos.