Portal MPOX - Fundo Positivo (re) existindo
O que é IST? Entenda por que a sigla substituiu o termo DST
O que é IST? Entenda por que a sigla substituiu o termo DST

Fonte: Agência de notícia da AIDS

Usada por muitos anos para definir diagnósticos como sífilis, a gonorreia, HPV e clamídia, a sigla DST, criada para designar o grupo de doenças sexualmente transmissíveis, caiu em desuso há alguns anos. O termo tem sido gradualmente substituído por IST, que significa infecção sexualmente transmissível.

A mudança foi feita para refletir uma abordagem mais abrangente e inclusiva para esse universo de moléstias. O termo “infecção” é usado em vez de “doença” porque algumas infecções podem ser assintomáticas ou ter sintomas leves, de modo que elas não são clinicamente diagnosticadas como uma doença.

A adoção da sigla IST também visa reduzir o estigma associado a essas enfermidades. O termo “infecção” é considerado menos estigmatizante do que “doença”, pois enfatiza que a transmissão não é necessariamente um indicativo de uma condição de saúde ruim ou uma falha pessoal.

Além disso, o termo IST inclui outras formas de transmissão, como infecções transmitidas por meio do compartilhamento de agulhas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez ou o parto.

Leia a reportagem completa

Veja
mais