Candidíase: qual é o tratamento para a condição que afeta 75% das mulheres
Candidíase: qual é o tratamento para a condição que afeta 75% das mulheres

Fonte: Globo

A maioria das mulheres já sentiu na região genital coceira, ardência e corrimento de leite talhado. Trata-se de sinais e sintomas de candidíase, uma infecção que, segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, afeta cerca de 75% das mulheres em algum momento da vida

Embora seja uma condição incômoda, compreender o que é a candidíase e a importância de seu tratamento pode ajudar as mulheres a buscar o alívio necessário para restaurar sua saúde e bem-estar.

O que é candidíase e quais são as causas?

Candidíase é uma infecção pelo fungo cândida, que tem vários subtipos, sendo o mais comum Candida albicans. É possível ter cândida na pele, na boca e até em órgãos como esôfago e intestino. No entanto, a região mais comum é a genital.

“A candidíase é, digamos, uma pedra na vida no trato genital das pessoas, porque ela envolve vários fatores”, afirma a ginecologista Maria dos Anjos Neves Sampaio Chaves, do laboratório Salomão Zoppi.

Nossa flora vaginal é coberta por diversos microrganismos que moram na região, como o fungo cândida. O sistema imune é capaz de evitar a sua proliferação exagerada. Porém, quando o corpo sofre algum desequilíbrio, os microorganismos podem se reproduzir de forma exagerada.

Leia a reportagem completa.

Veja
mais