Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo
Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo

Ciclo de Formação e Encontro Nacional dos Projetos Apoiados pelo Fundo LGBTQIA+ no 12º edital

Durante dois dias, no quais as cinco regiões do país estavam conectadas através da Encontro Nacional do Projetos Apoiados pelo Fundo LGBTQIA+ do 12º Edital pela modalidade on-line. Coordenadores e representantes legais de 15 organizações da sociedade civil de base comunitária do país estavam conosco participando das oficinas que fazem parte do ciclo formativo do Fundo Positivo.

No primeiro dia, pôde-se compreender o trabalho das OSC’s apoiadas bem como tecer estratégias e parcerias para ações, onde as OSC’s se apropriaram da metodologia do Fundo Positivo, a saber: manual de orientações, relatório narrativo, financeiro, coleta de dados mensal e uso da plataforma digital. As OSC’s apresentaram os projetos que serão executados nos territórios com o apoio do Fundo.

Projetos de diversas áreas e magnitudes foram evidenciados englobando temas necessários a transformação do contexto sócio material da nossa realidade, do contexto local e regional dessas organizações. Os temas contemplavam: redução de danos, pessoas em privação de liberdade, profissionais do sexo, produção de insumos ecológicos pensados para corpos LGBTQIA+, saúde da população trans e implementação de ambulatórios TT, cursos de empreendedorismo, empregabilidade, acesso formal a educação, advocacy para cidadania plena de pessoas LGBTQIA que são indígenas, de povos tradicionais, pessoas em situação de rua e até mesmo, a produção de podcasts com informações necessárias sobre esse segmento.

No segundo dia do ciclo de formação com as OSC’s apoiadas tivemos a oficina de fotografia ministrada pelo professor Marcelo Reis, fotógrafo e professor nesse campo. A oficina teve como objetivo  instrumentalizar as OCS’s para que possam tirar fotos com alta resolução pelo celular, registrando as ações que serão desenvolvidas pelos projetos.

Marcelo ministrou uma explanação que abarcou as questões do dia a dia que impactavam no registro das fotografias, além de tirar dúvidas. Outro tópico explanado foi como usar nossos celulares de forma otimizada para podermos melhorar a qualidade das nossas fotos e otimizar os recursos que o aparelho dispõe, evidenciando três momentos importantes do ato de registrar e fotografar: 1) o que deseja fotografar/ mensagem que deseja passar; 2) como produzir a imagem pensando a condição estética; e por fim 3) a captura da foto em si.

Alguns outros ensinamentos foram fundamentais como: ter o cuidado com a lente sendo este, além de produtos e técnicas que podem ser úteis, deixando o celular otimizado para a sua maior qualidade de registros de fotografias, aliado a isso, alguns aplicativos que podem ser utilizados com essa finalidade. A Oficina foi um sucesso e agregou bastante conhecimentos.

É com muita felicidade que são abertas as atividades, permitindo às OSC’s o início e andamento dos projetos pospostos. Parabéns a todas, sucesso e bom trabalho!

Continue lendo