Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo
Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo

Dia 08 de maio é o dia para relembrar ao mundo sobre a Cruz Vermelha. Mas, você sabe o que significa esse nome? Muitos podem associar ao comunismo (por causa da cor vermelha) e coisas do tipo, porém veremos a seguir que não tem correlação. Esse dia foi escolhido para lembrarmos  o aniversário do nascimento de Henry Dunant, em 1828, o fundador do Movimento. Ele documentou o terrível sofrimento na Batalha de Solferino, em 1859, na Itália.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem como foco prevenir e aliviar o sofrimento humano durante guerras e emergências como epidemias, inundações e terremotos. Hoje, segundo a própria organização 1 em cada 524 pessoas no mundo, oferece serviços voluntários através seja voluntária da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho.

O Movimento não é uma organização que age sozinha. Suas ações são também ratificadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 189 Sociedades Nacionais. Cada uma dessas partes tem sua identidade e seu papel legal, mas estão todas unidas por sete Princípios Fundamentais, sendo eles: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

O Brasil também possui voluntários e funcionários da Cruz vermelha, que estão localizados em 18 estados com filiais e coordenações. Há vários trabalhos dando suporte a população como: “Ônibus da Vacinação e dos projetos de Cartões Humanitários, Volta às Aulas, Menina Ajuda Menina, Juntos Contra o Mosquito” e mais. Que o compromisso com a missão humanitária, tão preciosos a Cruz Vermelha, esteja sempre presente em nossa sociedade.