Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo
Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo

Você se já se perguntou por que sempre vemos mais homens nas áreas das ciências tecnológicas e engenharia do que mulheres? Será que essa diferença é simplesmente baseada na ideia essencialista e sexista de que “homens são diferentes de mulheres”?

Pois bem, é de conhecimento de todos que qualquer ser humano pode aprender qualquer matéria ou área desde que tenha subsídios necessários para o aprendizado e que haja incentivos de diversas ordens. Mas, na nossa sociedade, as mulheres ainda enfrentam muito preconceito quando adentram essas áreas pois existem enormes obstáculos estruturais e sociais dificultam e até impedem o ingresso de mulheres na pesquisa científica e áreas tecnológicas.

Então é necessário que além das políticas que combatam as desigualdades de gênero, se construam da mesma maneira políticas que incentivem as mulheres nas áreas da ciência e tecnologia e que tornem esses espaços seguros e, que abracem e incentivem os talentos que surgirem, pois precisamos também das perspectivas das mulheres para assegurar que a ciência e tecnologia estejam e funcionem para todes.

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é sempre relembrado e comemorado no dia 11 de fevereiro e foi uma iniciativa da Assembleia das Nações Unidas em 2015 e então passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. Nesse dia, a Unesco e a ONU Mulheres além da visibilidade que propagam nesse dia e durante o mês, realizam diversas atividades evidenciando o papel e as contribuições das mulheres nas ciências.