Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo
Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo

Você sabia que dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência? Então, por isso, o mês de setembro é colorido com mais uma cor: a verde. Setembro Verde é o nome da campanha para visibilizar e reforçar a importância da inclusão social e acessibilidade da pessoa com deficiência, buscando trazer para todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.

A data foi instituída por movimentos sociais desde o ano de 1982, porém, apenas em 2005 que foi verdadeiramente oficializada por um decreto de Lei. Sabia que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência? Pois é, por isso é importante visibilizarmos e repensarmos nossas ações de inclusão.

Capacitismo é a expressão utilizada para denotar o preconceito direcionado à pessoa com deficiência. Esse preconceito que tem como base a “capacidade” de outros seres humanos, vendo-os como” inferiores” ou “incapazes”. O capacitismo é tão forte que temos expressões na língua portuguesa que são capacitistas, e nem nos damos conta. Alguns exemplos: “Essa tesoura está cega!”, “Você está cego?”, “Você é surda?”, “Seu microfone está mudo.”

Calma, a partir de agora você pode mudar porque aprender é um processo contínuo. Então troque essas expressões capacitistas por essas mais inclusivas, como: “Essa tesoura não está amolada!”, “Você não está vendo?”, “Você não está escutando?”, “Seu microfone está no silencioso/ está sem som.”

Cada pequena ação conta e é dever nosso como parte da sociedade permitir a inclusão social de todes. Gostou? Achou informativo? Compartilha essa ideia para que mais pessoas saibam!