Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo
Fundo Positivo LGBTQIA+ (re) existindo

As mulheres lésbicas são alvo de violência simbólica, verbal, psicológica, física e econômica em todos os espaços: a família, a rua, os hospitais, a escola, o trabalho. Essa opressão, pode provocar a negação da própria sexualidade, afastamento de familiares, a construção de uma vida dupla e, em alguns casos, suicídio. Dentre as expressões mais extremas de violência contra lésbicas existe uma enorme ocorrência do chamado estupro “corretivo”. É importante ressaltar que as mulheres lésbicas negras e/ou periféricas estão ainda mais vulneráveis a essas diferentes formas de violência.

Existe ainda a invisibilidade lésbica, que se apresenta de muitas formas: quando campanhas voltadas à saúde da relação sexual se referem exclusivamente às formas de proteção próprias ao sexo heterossexual; na falta de dados e pesquisas sobre as particularidades da violência contra as mulheres lésbicas e na ausência de representatividade lésbica na mídia.

Adapt. Camtra – Casa da Mulher Trabalhadora e Catraca Livre.

É importante darmos visibilidade a esse grupo e nos aliarmos na luta conta a lesbofobia estrutural e o Fundo Positivo convida a todes a participar dessa luta.