É muito gratificante ver ideias e projetos começarem a sair do papel para se transformar em realidade, especialmente quando o objetivo é o bem do próximo. Este é o estado de espírito de todos os envolvidos nos projetos contemplados pelo nosso terceiro edital público, “Saúde Sexual e Reprodutiva no Contexto do Zika Vírus”. O edital, bem como seus projetos apoiados, são frutos de uma parceria entre o Fundo PositHiVo e a multinacional Bayer.
As cinco organizações que vão contar com recursos oriundos da parceria com a Bayer vêm se reunindo a fim de acertarem não apenas suas próprias ações, mas também a que será desenvolvida em conjunto. Estamos falando da “Caravana Mais Fortes Que a Zika”, que vai visitar as cinco cidades com ações previstas no edital, todas em Pernambuco: Recife, Olinda, Goiana, Caruaru e Petrolina. Em cada parada, atividades educacionais e lúdicas vão alertar as populações-chave sobre a transmissão sexual do vírus da Zika e as formas de prevenção.
O Grupo de Trabalho em Prevenção Positivo (GP+), o Grupo Curumim Gestação e Parto e a Casa da Mulher do Nordeste são Organizações que já estão com organização bem adiantada em relação à “Caravana Mais Fortes Que a Zika”. O Instituto PAPAI e o Instituto Mara Gabrilli em breve também já vão estar com sinal verde para esta ação conjunta!
A caravana vem sendo organizada e administrada em parceria com a Organização Gestos-Soropositividade, Comunicação e Gênero, que já realizou ações com recursos mobilizados no primeiro edital público do Fundo PositHiVo, em 2016.
Relembre as cinco Organizações contempladas no edital “Saúde Sexual e Reprodutiva no Contexto do Zika Vírus”:
Organização: GTP+ – Grupo de Trabalho em Prevenção Positivo
Projeto: “Lampião e Maria Bonita Superprevenidos na Luta Contra o Zika Vírus”
Objetivo: Possibilitar ações educativas de prevenção e de promoção da defesa dos direitos humanos relacionados ao vírus da ZIika junto à população jovem.
Organização: Instituto PAPAI
Projeto: “Homens e o Cuidado no Contexto da Epidemia de Zika Vírus”
Objetivo: Promover um maior envolvimento dos homens em ações de prevenção e cuidado no contexto da epidemia de Zika Vírus na cidade de Caruaru.
Organização: Instituto Mara Gabrilli
Projeto: “Cadê Você? Um Olhar para Recife no Contexto do Zika Vírus”
Objetivo: Criar rede de proteção e apoio para a população com deficiência e seus familiares e disseminar multiplicadores na perspectiva de promover direitos a saúde sexual e reprodutiva no que tange a epidemia do Zika Vírus.
Organização: Casa da Mulher do Nordeste
Projeto: “Mulheres da Periferia de Recife no Combate ao Zika Vírus”
Objetivo: Promover ações de base comunitária com a formação de multiplicadoras mulheres e jovens estudantes junto à estratégias integradas de mobilização e prevenção com a comunidade e profissionais de Educação e de Saúde.
Organização: Grupo Curumim Gestação e Parto
Projeto: “Saúde, direitos sexuais e reprodutivos: novas e velhas demandas em tempos da epidemia do vírus Zika.”
Objetivo: Ações de articulação política junto à gestão municipal, formação técnica e política junto a profissionais de Saúde e Educação, ação educativa de formação sociopolítica junto a adolescentes, jovens, mulheres e população LGBT nas cidades de Goiana e Petrolina.