Fundo lança terceiro edital, agora com um tema correlato

O Fundo PositHiVo lançou no dia 4 de setembro um novo edital público, destinado a projetos na área de saúde sexual com foco no zika vírus. Esta nova ação do Fundo é fruto de uma parceria com a multinacional Bayer. Os projetos inscritos no edital devem ser realizados nas cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Goiana, Caruaru e Petrolina. Mas, atenção! O edital é aberto a qualquer Organização que tenha bons projetos que possam ser realizados nestas cidades. Portanto, não é preciso que você e/ou sua organização tenham tais localidades como base!

Batizado com o nome de “Saúde Sexual e Reprodutiva no Contexto do Zika Vírus”, o edital tem como objetivo apoiar projetos de ações de base comunitária que disseminem informações, desenvolvam estratégias integradas de prevenção e mobilização junto a grupos de mulheres, jovens, profissionais de saúde, educação e gestores públicos que promovam direitos à saúde sexual e reprodutiva no contexto da recente epidemia de zika.

As propostas devem ser balizadas de acordo com duas “Linhas de Apoio”. A “Linha de Apoio 1” deve abranger ações de formação, sensibilização, informação e incidência política. Já a “Linha de Apoio 2” deve ser baseada em ações de acolhimento e apoio às crianças afetadas pela zika e suas famílias.

As Organizações interessadas em participar do edital público devem ter experiência comprovada na área dos direitos sexuais e reprodutivos, com foco no zika vírus, além de no mínimo 2 (dois) anos de constituição formal. As inscrições estão abertas das 18h do dia 4 de setembro até as 18h do dia 22 de setembro.

Ao final das inscrições, um Comitê Técnico de Seleção, formado por profissionais com experiência na área-tema do edital, vai escolher os projetos contemplados (a seleção vai ocorrer entre os dia 23 e 26 de setembro). O edital prevê a escolha de 6 (seis) projetos no total, sendo 5 (cinco) de acordo com a “Linha de Apoio 1” e 1 (um) de acordo com a “Linha de Apoio 2”.

Os projetos escolhidos vão receber apoio financeiro e administrativo do Fundo PositHivo, e devem ter a vigência de 8 (oito) meses, entre 6 de outubro de 2017 e 6 de maio de 2018, sem renovação.

A inscrição para o edital público deve ser feita exclusivamente pelo site da plataforma Prosas, que você deve acessar clicando aqui.

Também no site do Prosas está disponível o texto completo deste edital.

TEMA CORRELACIONADO
Este é o terceiro edital público promovido pelo Fundo PositHiVo, que pela primeira vez dedica suas ações a um tema correlacionado ao HIV/Aids e Hepatites Virais. O primeiro edital (realizado ao longo de 2016) e o segundo (2017, com projetos ainda em andamento) garantiram e vem garantindo apoio financeiro e administrativo a 30 Organizações de todas as regiões do Brasil. Graças a este apoio, estas organizações desenvolvem projetos ligados ao HIV/Aids e Hepatites virais que levam conhecimento sobre prevenção, testagem e tratamento a milhares de pessoas – especialmente jovens e populações que vivem à margem dos direitos básicos.

Recentemente, o Conselho Administrativo do Fundo PositHiVo aprovou uma mudança estatutária segundo a qual projetos correlacionados à epidemia de HIV/Aids também passam a ser foco do apoio da entidade. É o caso do zika vírus, cuja transmissão por via sexual está comprovada pela ciência. A ação deste vírus entre as mulheres gestantes provou ser desalentadora dada a capacidade de atingir o feto e provocar malformações, dentre elas a microcefalia. Pernambuco, estado que é o alvo deste edital, tem sido a região do Brasil na qual a incidência do vírus e suas consequências foram mais devastadoras para as famílias atingidas. Esperamos com esta ação ajudar a mudar tal cenário.