CRIAR BRASIL

6

O CRIAR BRASIL é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que atua pela democratização da comunicação desde 1994. Com sede no Rio de Janeiro e atuando em todo o Brasil, a articulação é pautada no compromisso com o fortalecimento da cidadania. Compreendendo a comunicação como um direito humano fundamental para o fortalecimento da democracia, a Organização desenvolve projetos a partir dos princípios de promoção da pluralidade, da diversidade, dos múltiplos saberes e da construção coletiva. A origem do Criar Brasil foi o Ibase. Desde então, a Organização vive profundas transformações tecnológicas e na comunicação, o que fortaleceu a parceria com a rede de rádio de TVs formada por emissoras comunitárias e públicas.

A Organização atua no debate sobre a comunicação popular e democrática; na integração com radialistas, jornalistas, produtores e produtoras, jovens e lideranças sociais através de oficinas; na produção de rádio, vídeo e internet; na pesquisa e na assessoria aos movimentos sociais.

O CRIAR BRASIL é apoiado pelo Fundo PositHiVo para desenvolver o Projeto: Prevenção em todas as ondas. O objetivo do projeto é realizar uma ampla campanha audiovisual junto às comunidades das periferias dos grandes centros urbanos e do interior do país e nas redes sociais com foco na prevenção e tratamento do HIV/AIDS e Hepatites Virais e mensagens de advocacy e incidência política para efetivação de suas políticas públicas.

2

1.

O projeto já produziu programas educativos sobre: PEP; PREP; testagem rápida para HIV e sigilo; uso de camisinha em relações estáveis; transmissão vertical; acompanhamento de políticas públicas locais em IST/HIV/AIDS; desconstrução dos mitos sobre tratamento do HIV/AIDS; religião e prevenção ao HIV/AIDS; adolescentes e o uso camisinha; desconstrução do mito dos “grupos de risco”; convivendo com o HIV/AIDS; redução de danos e HIV/AIDS, desigualdades econômicas e sociais. Criação da letra da música que reuniu diversas manifestações de arte local que resultou na produção de 15 spots de rádio – No RITMO DA PREVENÇÃO. As produções estão sendo veiculadas em 1.000 emissoras de rádio e 40 emissoras de TV. A Rede de emissoras comunitárias, educativas e universitárias tem alcance nacional, estando presente em todas as regiões do Brasil e em 26 estados.

3

As ações do projeto tem garantido o acesso as informações sobre prevenção ao HIV/AIDS para 400.0000 ouvintes e telespectador. Essa oportunidade de voltar a falar sobre HIV/AIDS com a população de várias regiões do pais é essencial para que possamos mudar as realidades locais no que diz respeito ao crescimento alarmante dos dados epidemiológicos, afirma a Coordenadora do Projeto Marcia Oliveira.

Conheça mais: